sábado, 20 de março de 2010

Começamos assim...

20 de Março...

Zeppelin voa nas Américas
Em 20 de março de 1932, o dirigível alemão Graf Zeppelin começa a fazer vôos regulares na América do Sul. O dirigível, inventado pelo general alemão Ferdinand von Zeppelin, possuía uma estrutura interna fixa, com mesas e cadeiras, e capacidade para 20 passageiros e 40 tripulantes. Em 1662 o governo português proíbe a escravidão do índio brasileiro. Em 1957 o Conselho Nacional Suíço concede o voto à mulher.
A História nada mais é que o resultado do encontro da história de cada um. Os acontecimentos históricos deste dia 20 de março representaram conquistas significativas para a humanidade. Conquistas relacionadas à liberdade, ao respeito às diferenças, que deram voz à singularidade de cada um. Conquistas que também apontam para o movimento incessante do homem rumo ao seu crescimento e desenvolvimento!
A história desse blog também começou com o encontro de duas histórias. Foi no Instituto de Psicologia da USP que tivemos o privilégio de nos conhecer e de nos descobrir como profissionais, comprometidas com nossos pacientes, com o aprimoramento profissional e com a ética. Profissionais que buscam não somente o atendimento ao paciente que nos procura, mas antes de tudo comprometidas com práticas que possibilitem a prevenção e a manutenção da saúde mental através da promoção do desenvolvimento humano. Desse encontro, entre discussões clínicas, parcerias em trabalhos, cafés e pães de queijo, nasceu o desejo de desenvolver uma atividade que de alguma forma pudesse alcançar este objetivo. Assim nasceu esse blog, que tão cuidadosamente constituímos com o intuito não só de transmitir e tornar público o que sabemos, mas de criar possibilidades de aprendizagem mútua e constante entre nós... e vocês!
Nascemos em 20 de março. Não com a pretensão de nos compararmos com as grandes conquistas da humanidade, mas com o desejo que pulsa em podermos também contribuir para um mundo melhor, onde as pessoas possam pensar sobre seus espaços e conquistar outros tantos!
Sejam Bem-Vindos!

Ana Angélica e Valdeli