terça-feira, 11 de maio de 2010

O parceiro ideal

Quem nunca se imaginou com o parceiro perfeito ao seu lado? Certamente tudo mundo já pensou. Mas e o que seria o parceiro ideal? Seria aquela pessoa que realizaria todos os nossos desejos? Ou seria aquela pessoa que mesmo naquele dia em que estivéssemos nos sentindo a pior pessoa do mundo, estaria ao nosso lado para nos encher de elogios e nos colocar lá em cima? Também poderia ser aquela pessoa com quem dividiríamos todos os nossos sonhos, compartilharíamos todas as nossas angústias, nossas incertezas, e ainda assim ali estaria ela, presente, firme ao nosso lado. E claro, seria o mais maravilhoso dos seres, porque perfeito e ideal também inclui ter uma aparência sem defeitos. Mas será que essa perfeição existe? O parceiro ideal existe? Eis a questão.
Vemos hoje que as pessoas possuem múltiplas maneiras de se relacionarem e conhecerem pessoas novas. Ninguém mais se vê preso a relacionamentos que não têm o que acrescentar por simples comodismo ou por questões sociais. Só se fica ao lado de alguém, quando esse outro tem algo muito bom para adicionar, acumular; diminuir jamais. Caso contrário, o melhor é terminar o quanto antes, para não se perder tempo. Pois o tempo de todo mundo hoje é muito precioso, todo mundo está correndo o tempo inteiro, querendo aproveitar cada instante da vida, nada pode escapar.
Os adolescentes têm o “ficar”. Vão às baladas, beijam um, dois, três, quatro. Quanto mais, melhor. O legal é poder experimentar o quanto puderem. Já os adultos podem ter os “relacionamentos abertos”. Tem-se o relacionamento com uma pessoa, mas sem compromisso. Cada um leva sua vida de forma independente e, se surgir alguém interessante, pode-se relacionar com o terceiro também. O que se considera interessante é o não se vincular, é não precisar se envolver e se responsabilizar pelo relacionamento.
Mas o que podemos notar, mesmo com a moda do ficar e dos relacionamentos abertos, é que todo mundo continua desejando ter um parceiro perfeito ao lado. E porque será tão difícil encontrar esse parceiro perfeito? Talvez seja pelo fato dele simplesmente não existir. Não existe ninguém perfeito. Existem pessoas com as quais podemos ter uma identificação maior, que combinem mais com a gente e isso pode ajudar na construção de um relacionamento. Mas não significa que esse parceiro não tenha inúmeros defeitos assim como nós mesmos. E nem o fato de encontrarmos alguém que seja um pouco mais parecido com a gente, significará que será fácil se relacionar com essa pessoa.
Relacionar-se significa estar aberto para conhecer um Outro e saber que mesmo tendo coisas em comum, existem as diferenças, características de cada que terão que ser respeitadas, porque cada um possui a sua individualidade. Significa construir uma relação que não nos é dada como pronta. Sendo assim, exige tolerância, cuidado e, claro, muito amor e dedicação. E para se conseguir isso, temos que nos dedicar antes de tudo a nos conhecermos, nos constituirmos como pessoas, inteiras, para depois pensarmos em compartilhar a vida com outra pessoa.
Poder conhecer muita gente e se relacionar com outras tantas pode ser muito interessante, mas muito gostoso também é poder conhecer a mesma pessoa todos os dias, ver o que ela tem de novo e o que ainda não se conhecia até então. Isso significa sermos maduros e estarmos realmente preparados para encontrarmos o parceiro ideal, não porque se encontrará a perfeição, mas porque já se estará suficientemente amadurecido para saber que cada um é um, com suas qualidades e defeitos, mas ainda assim poder se construir uma relação e uma vida a dois.

Ana Angélica e Valdeli