domingo, 3 de outubro de 2010

Depressão na Infância e Adolescência

A depressão é um transtorno afetivo que acomete de 1% a 2% das crianças e de 4% a 8% dos adolescentes. É uma doença grave, uma vez que causa prejuízos em todas as áreas do desenvolvimento, podendo cronificar-se ao longo do tempo e colocar a própria vida da criança ou do adolescente em risco, uma vez que está associada ao aumento de incidência de suicídios nessa população.
O diagnóstico de depressão exige muito cuidado e atenção por parte dos especialistas, uma vez que sinais e sintomas sugestivos de depressão podem, em alguns casos, ser reativos a uma determinada fase de desenvolvimento. No entanto, faz-se necessário a atenção dos pais e profissionais que atendem essa população para a presença dos seguintes sintomas:
- irritabilidade
- aumento ou redução de peso e apetite
- sonolência
- dificuldade de concentração
- perda de interesse por atividades que despertavam prazer e satisfação
- isolamento social
- presença de pensamentos mórbidos
- mudanças bruscas de comportamento.
Quando observados esses sintomas, deve-se procurar um medico especialista em psiquiatria infantil, uma vez que em alguns casos o uso de medicação é fundamental. O acompanhamento médico cuidadoso, associado à psicoterapia e orientação de pais é o que vai permitir uma rápida remissão dos sintomas e um controle sobre a depressão.
Infelizmente esta é uma realidade que vem apresentando um crescimento constante sendo atualmente considerada uma questão de saúde pública. A rápida intervenção é o que evitará prejuízos profundos e permanentes em um momento que o paciente se encontra em pleno processo de desenvolvimento.